quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Manchas nos dentes


Manchas nos dentes é um problema que é enfrentado por mais ou menos todas as pessoas em algum momento ou outro. Mesmo as pessoas que afirmam ter saúde bucal impecável, são frequentemente vítimas de descoloração e manchas nos dentes. Esta coloração pode ser de dois tipos, isto é, de coloração intrínseca e extrínseca de coloração.

Coloração intrínseca: Causas

Coloração intrínseca é quando a causa da coloração é um factor interno, isto é, as manchas não são meramente sobre a superfície do dente. Dada a seguir são as causas de manchas intrínsecas em dentes:

Cárie e cárie dentária

A cárie dentária, ou como é comumente chamado de cáries, leva a coloração intrínseca, que causa manchas pretas nos dentes. Cárie dentária provoca danos ao esmalte e da estrutura do dente geral, e um dos sintomas da cavidade iniciais é descoloração preta sobre a superfície do dente. Isto é porque o decaimento é causada por bactérias cromogénicos, especialmente as espécies que produzem Actinomyces sulfureto de hidrogénio. O sulfeto reage com a saliva para produzir sulfureto de férrico, que é visível como pontos negros na dentes. Às vezes, a descoloração, o que pode realmente ser interna, talvez confundido com manchas pretas nos dentes, como é visto em um dente que tenha sofrido um tratamento de canal radicular. Mesmo um dente de endireitada, ou qualquer tipo de trauma grave para o dente pode conduzir a necrose (morte) da polpa, o que pode ser erroneamente diagnosticada como pontos negros na dentes.

Fluorose

Fluorose é uma condição onde as manchas nos dentes são vistos devido à água potável que tem níveis muito elevados de flúor. Esta água tem geralmente mais do que 1 ppm (partes por milhão) de conteúdo de flúor, o que provoca manchas brancas sobre os dentes, juntamente com a descamação. Se o nível de fluoreto não é trazida para baixo, os dentes iniciar mosqueamento, e não há coloração castanha visto, com degeneração progressiva da estrutura do dente.

Efeitos colaterais dos medicamentos

Às vezes, uma gestante pode sofrer de uma infecção, devido a que ela precisa tomar alguns medicamentos, que têm o efeito colateral de causar manchas pretas nos dentes. Uma dessas drogas é notório tetraciclina. A ingestão de tetraciclina prejudica o desenvolvimento fetal dental, e as causas intrínsecas dentes de coloração dentária, que é visto como manchas pretas nos dentes.

Restaurações dentárias

Às vezes, restaurações de amálgama também pode causar manchas nos dentes intrínseca, que ocorre quando seus produtos de corrosão fuga, causando manchas nos dentes, especialmente nos arredores das margens gengivais. Os produtos de corrosão produzir uma tonalidade cinza-escuro ao redor do recheio de prata. Às vezes, as manchas podem surgir mesmo em casos de restaurações de longa data de dentes coloridos, como restaurações manchadas compostos de ligação, etc

Anormalidades Hereditárias

Há certas anomalias hereditárias, como a dentinogênese imperfeita e imperfeita amelogênese, onde a estrutura dentária é certo fraco desde o nascimento, devido a mal-formado esmalte ou dentina. Devido à fragilidade da estrutura do dente, há um aumento da susceptibilidade à descamação e coloração dos dentes. Embora esta condição é relativamente rara, é uma doença muito difícil de tratar, e envolve um plano de tratamento muito longo e arrastado.

Coloração extrínseca: Causas

Coloração extrínseca é quando há coloração sobre a superfície de dentes devido a um factor externo, o que torna tais casos relativamente mais fácil de tratar. A seguir, são causas de manchas extrínsecas nos dentes:

Cafeína

Cafeína e seus produtos, levar a manchas nos dentes. Café e chá, especialmente o café, têm altos níveis de cafeína. A camada de placa que está presente na superfície dos dentes fica corado, enquanto tomar café, o que leva a manchas extrínsecas do café em dentes, que pode ser tratada com facilidade. No entanto, por vezes, as pessoas que são dependentes de produtos com cafeína, como o chá, pode obter manchas de chá sobre os dentes durante um longo período de tempo, que é mais difícil de tratar. Pessoas que tiveram restaurações de dentes coloridos feitos, especialmente em seus dentes da frente, estão em maior risco de desenvolver manchas nos dentes.

Fumo e tabaco de mascar

Fumar tabaco de mascar e manchas nos dentes causa da mesma maneira como a de café e outros produtos com cafeína. Mascar tabaco causa muitos efeitos colaterais, como a queima em atrito boca, dos dentes e coloração dos dentes.

Efeitos colaterais de medicamentos

A ingestão de certas drogas, como a ingestão excessiva de suplementos de ferro líquido, que são frequentemente prescritos para pacientes anêmicas, leva a coloração extrínseca dos dentes, que se manifesta como manchas pretas nos dentes. Isto é porque os compostos metálicos interagir com a placa dental presente na superfície dos dentes, levando a coloração de dentes. Manchas nos dentes, talvez resultado de um risco ocupacional, como também é observada em casos de pessoas que estão excessivamente expostas a ferro industrial, prata e manganês. Mesmo a utilização excessiva de bochechos determinados, como colutórios que contêm nitrato de prata ou de permanganato de potássio, também pode causar manchas pretas na dentes.

Coloração intrínseca: Tratamento

O tratamento de coloração intrínseca não é fácil, como a causa para a coloração é bastante complicado e quase irreversível. Para as pessoas que têm de coloração devido à cárie, a porção deteriorada pode ser facilmente removida e substituída com um recheio. No entanto, para casos em que a coloração é devido a um canal de raiz muito antiga tratada de dente, dentes branqueamento poderia ser de ajuda. Para fluorose e outros problemas hereditários, um plano de tratamento longo e detalhado precisa ser riscado para fora, visto que varia de caso para caso.

Coloração extrínseca: Tratamento

Livrar-se de manchas nos dentes quando se trata de coloração extrínseca é relativamente mais fácil. A pessoa terá que ir ao dentista e obter um bom limpa-se feito de seus dentes. As manchas mais difíceis extrínsecas nos dentes podem exigir escala ultra-sônica. No entanto, para todos os viciados de cafeína, a ingestão de café e chá terá de ser cortada para baixo, de modo a assegurar que o problema não se repetir, nem agravar.

Assim, o problema de como se livrar de manchas nos dentes, especialmente manchas intrínsecas em dentes, tem confundido os médicos dentistas em todo o mundo. No entanto, com o cuidado dental regular e odontológico de rotina check-ups, que tais problemas e suas complicações podem ser mantidos à distância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário