segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Catarina, a Grande - Imperatriz da Rússia


Ampliar imagem

Catarina, a Grande:

Imperatriz Catarina II da Rússia, mais conhecida como Catherine O Grande, e um dos mais eficaz dos governantes russos era realmente um alemão de nascimento. Nascido em 1729 e batizado de Sophia Augusta Frederica, ela era a filha de Christian Augusto, Príncipe de Anhalt-Bernburg Zerbst. Seu pai era um homem easy-going, geralmente considerado uma espécie de bobo inofensivo, mas sua mãe, a Princesa Johanna de Holstein-Gottorp, era um personagem, forte e ambiciosa era inteiramente devido ao seu maquinações que sua filha, com idades entre 14, Foi recomendado à imperatriz russa Elizabeth como a noiva potencial para seu sobrinho e herdeiro, o grão-duque Pedro.

A viagem para a Rússia:

Imperatriz Elizabeth estava familiarizado com a família de Johanna, tendo quase se casou com seu irmão Karl agosto de Holstein-Gottorp; sua morte por varíola havia impedido a união. Sua irmã Anna havia se casado com outro herdeiro Holstein-Gottorp, Karl Frederick, e produziu Peter Ulrich, que se tornou o Grão-Duque Pedro depois de ter sido trazida para a Rússia como herdeiro de Elizabeth após morte de seus pais e sua apreensão do trono do jovem Czar Ivan VI.

Mas, embora o Holstein-Gottorps eram praticamente da família, a imperatriz Elizabeth não era o tipo de comprar um porco em um puxão - e, a determinação para ver a menina antes de tomar uma decisão tão importante, ela convidou jovem Sophia e sua mãe a pagar-lhe uma visitar em Moscou. Então os dois partiram de Zerbst, tornando a longa e árdua jornada para Moscou via Berlin, onde fez uma pausa para atender o rei Frederico o Grande, e daí para Riga e São Petersburgo, chegando em Moscou, em meados do russo infame inverno.

Na Rússia:

Royalty soa mais atraente na ficção do que é na realidade, e se tinha abrigado Sophia quaisquer sentimentos românticos em relação a sua família futuro eles ficaram bastante frustradas na chegada. Eles foram bem recebidos, mas a jornada tinha tomado a sua portagem e Sophia estava doente há algum tempo. Sua mãe, sempre uma personalidade exigente, entretanto encontrado inúmeras ocasiões para brigar com a anfitriã. Este último, nenhuma mão média de brigas tanto, mostrou-se ser tirânico e despótico. Quanto ao noivo sorte, ele não fez esforços para tornar-se encantador para sua noiva. Ele tinha dezesseis anos e, se não tivesse sido de sangue real, é duvidoso alguém o teria visto como uma grande captura. Não há muito a olhar, com a rudeza e sem sinais de desenvolvimento de qualquer cultura, ele já foi viciado em álcool e mais ou menos impotente, e achou a idéia de se casar com Sophia - que, não a beleza de uma grande si mesma, mas pelo menos intelectualmente bem desenvolvido, tinha crescido wan de sua doença - desagradável e cansativo.

Noivado e casamento:

No entanto, foi a opinião da imperatriz Elizabeth que contou e, apesar de desenvolver uma aversão saudável para a mãe de Sophia, ela encontrou-se Sophia simpático. A menina tinha uma personalidade agradável e era inteligente e respeitoso - e apenas jovem o suficiente para ser moldada aos caprichos próprios da Imperatriz. Ela deu o seu assentimento para o noivado e olhado com aprovação em esforços rigorosos de Sophia para educar-se sobre a língua russa, as formas russos, e, apesar de ter sido educado como luterano estrito, em matéria de Igreja Ortodoxa Russa. Superar objeções de seu pai, Sophia convertidos à Igreja Ortodoxa Russa e recebeu o nome de Catherine Alexeyevna. Em agosto de 1745, ela foi casada com o Peter ainda relutante e logo após a cerimônia de sua mãe foi enviada para casa para Zerbst e proibido de retornar algum dia à Rússia. Catherine nunca mais viu seus pais novamente.

A vida em espera:

Os dezessete anos seguintes não foram fáceis. Imperatriz Elizabeth cresceu ainda mais difícil de se conviver - provavelmente ela nem se incomodou em fazer seus antigos esforços amigáveis, agora que Catherine era um parente - e Pedro, seu marido, nunca tinha sido o tipo de melhorar com o casamento. Seis anos na vida de casado, Catherine deu em cima dele e levou o primeiro dos seus amantes, posteriormente numerosos, Sergius Saltykov.

Duas crianças, um filho e uma filha, nasceram para Catherine em 1754 e 1758, respectivamente. Nem criança era Pedro, algo que parece ter incomodado nem ele nem a Imperatriz Elizabeth demasia. Este último assumiu o negócio de criação dos filhos e deixou Catherine para passar o tempo com seus amantes.

Muito tem sido feito desta parte da vida de Catarina e sua moralidade, ou melhor a falta dela, ainda atrai notoriedade suficiente. Tomadas no contexto da época, porém, ter amantes inúmeras era moda mais alta do que baixa criminalidade.

Ascensão ao poder:

A morte da imperatriz Elizabeth em janeiro 1762 foi um importante ponto de viragem na vida de Catherine. Seu marido, agora Czar Pedro III, estava agora livre para livrar-se dela, se ele quisesse escolher. E parece que ele certamente o fez. Ele a insultou em público e ameaçou divorciar-se dela. Infelizmente para ele, ele falou muito e Catherine agiu primeiro.

Ao longo dos anos, ela fez-se mais popular do que ele com os russos e cortesãos o público russo e agora, com a ajuda de seu amante Gregory Orlov e seu irmão Alexis, ela conquistou a lealdade do Exército russo, que, dada a escolha entre os dois Alemão-origem realeza, preferiu a um russo-loving (Catherine) para o alemão-amoroso (Peter); aberta Pedro adoração do rei da Prússia Frederico o Grande, era ofensiva para os soldados russos que tinham suportado o peso da ataque prussiano Exército durante a Guerra dos Sete Anos.

Peter, trysting com sua amante Elizabeth Vorontzov no Palácio Oranienbaum, foi preso e encarcerado no Rapscha. Aqui ele foi assassinado e sua morte oficialmente atribuída a cólica.

A Imperatriz da Rússia:

Catherine, como a nova Imperatriz da Rússia, agora se mostrou ser um governante extremamente afiado e astuto. Depois de ter esperado tanto tempo para ganhar o poder, ela não estava prestes a deixá-lo escapar por entre os dedos e não permitir qualquer sentimento, nem carinho para nublar seu julgamento.

Sugestão de Gregory Orlov de casamento - e, assim, uma partilha do poder - foi rejeitado. Ele foi autorizado a permanecer apenas seu amante, tocando nenhuma parte na construção de suas políticas, até que ele caiu para Gregory Potemkin, em 1776.

Catherine, que era uma mulher muito bem-leitura e culta, ficou muito impressionado com as filosofias liberais franceses do dia e, de facto, manteve uma longa correspondência ao longo dos anos com os pensadores franceses, como Voltaire e Diderot. Ela estava determinada a ser um governante esclarecido e propôs a fazer reformas profundas na Rússia. Com isto em mente, ela publicou seus famosos "Instruções", com base nas idéias de Montesquieu e Beccaria. Estes mostraram-se tão revolucionária para a época que eles foram proibidos na fonte de sua inspiração, França e da Rússia proprietários de terras nobreza quase ensurdeceu-la com seus protestos - se a condição dos servos foi facilitado, como Catherine propôs a fazer, a sua próprio sofreria, se queixaram. Uma vez que provavelmente não era viável para despachar o russo nobreza toda a Sibéria, Catherine desistiu e ainda tentou acalmar suas penas eriçadas aristocráticos com a posição de reforço sops. Isso não agradou os servos já prejudicados e levantaram-se em uma revolta tremenda em 1773. A revolta foi esmagada e seu líder cossaco, Pugachev, sumariamente executados, mas o evento confirmou a crença de Catherine na necessidade de uma reforma e, dois anos mais tarde, em 1795, ela publicou o "Estatuto do Províncias", que oferecia uma medida de auto- governo para as províncias russas e foi baseada em alemão e britânico sistemas jurídicos. Ele foi mais bem recebido.

De acordo com Catherine, a Rússia emergiu como uma potência dominante, desenvolvendo tanto a nível industrial e militar. Rússia participou da Primeira Guerra turca de 1768, em que alinhou com a Prússia contra a Turquia e Áustria, e na Segunda Guerra turca de 1784, em que alinhou com a Áustria ea Prússia contra a Turquia. Essas aventuras ajudou estender o território russo do Mar Negro para a Criméia no Cáucaso. Polônia foi invadido em 1772 e finalmente engolido em 1795.

The End:

Relação de Catarina com o filho Paulo não foi bom - ela não tinha opinião muito de seu caráter e muito menos de suas habilidades como o Czar futuro - mas ela parece ter tido melhor sorte com os netos. Ela gostava dela netos Alexander e Constantino e gostava bastante de sua neta Alexandrina para organizar um jogo para ela com o rei Gustavus Adolphus da Suécia. Isso caiu por que quando ela tentou esgueirar-se em termos não discutidos anteriormente ou acordado no contrato de casamento. O Rei, que era aparentemente o hábito de ler cuidadosamente tudo o que ele assinou, pegou-a para fora e se recusou a jogar bola, deixando a pobre Alexandrina alto e seco, no Palácio de Inverno.

Catherine ficou tão aborrecido com esta afronta, isso afetou sua saúde. Poucas semanas depois, em 10 de Novembro de 1796, ela teve um derrame e morreu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário